Apacame - Produtos derivados de Mel de Abelha
 



  Quem Somos
 
 








ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE APICULTORES,
CRIADORES DE ABELHAS MELIFICAS EUROPÉIAS
APACAME


 


Sob a denominação de Associação Paulista de Apicultores, Criadores de Abelhas Melificas Européias, sob a sigla APACAME, Sociedade civil sem fins lucrativos, tendo como Sede e Foro a Cidade de São Paulo, com a área de atuação e duração ilimitada, foi constituída em 19 de novembro de 1979 com a finalidade de: Congregar apicultores, técnicos e aficionados para o intercâmbio, social e cultural, visando a difusão e melhoramento da apicultura racional. Estimular a produção de mel, cera, própolis, geléia real, enxames e rainhas selecionadas, materiais e equipamentos para a apicultura, o uso dos produtos das abelhas na alimentação natural, na apiterapia e na cosmética. Proteger a Natureza e promover a disseminação das plantas apícolas. Defender as abelhas indígenas. Constituir-se em órgão de informação dos Poderes Públicos e colaborar com o ensino oficial e particular na divulgação da apicultura. Inúmeros outros objetivos ligados à atividade associativa e cooperativista, cujo patrimônio é constituído pelas contribuições e doações dos sócios, bens e valores adquiridos e a renda por eles geradas, tendo como Órgão de Administração a Diretoria Executiva (mandado de 2 anos); Conselho Fiscal (mandado de 2 anos) e Assembléia Geral.


A APACAME está organizada em departamentos internos com atividades específicas, cada um deles subordinado a um diretor que orienta essas atividades, apresenta e discute seus planos de trabalho com a Diretoria Executiva e presta relatórios do andamento dos trabalhos.


Os Departamentos Internos relacionados a seguir são comandados por Diretores nomeados pelo Sr. Presidente, secundados por associados que mais se destacam no convívio da entidade.


SEDE:  As atividades da sede social no Parque Fernando Costa - Parque da Água Branca envolve o atendimento aos associados e visitantes, atendimento a consultas técnicas e resposta a correspondência, informações técnicas aos visitantes, inscrições nos cursos de aperfeiçoamento ministrados pela APACAME, atendimento pelo Departamento de Intercâmbio Cultural aos alunos das  Escolas de primeiro e segundo graus, Biblioteca, reunião semanal da Diretoria, xerox, computador, Internet – apacame@terra.com.br


TESOURARIA:  Recebimentos e pagamentos, a guarda dos valores, a escrituração dos livros contábeis.


JURÍDICO:  Opina sobre questões jurídicas, instruí os associados sobre a legislação pertinente a montagem de Apiários e Entrepostos, responde a quesitos do Poder Judiciário quando solicitados.


CONTABILIDADE: Coordenado pela Tesouraria são, atualmente, executados por Escritório de Contabilidade externo.


COMPRAS:  Organiza grupos de compras dos associados diretamente na Indústrias de equipamentos e embalagens, seleciona materiais e equipamentos de qualidade, fecha contratos.


TÉCNICO:  Reúne apicultores e técnicos para discutir informações técnicas sobre operações de manejo apícola ou de matérias publicadas em jornais, revistas nacionais e internacionais. Discute sobre materiais usados em apicultura. Examina e opina sobre novos inventos e equipamentos.


MEIO AMBIENTE:  Promove conferências convidando pessoas ilustres no terreno da defesa do meio ambiente, procura difundir a consciência da necessidade de proteger a natureza, condição essencial para o progresso da apicultura.


FLORA APÍCOLA:  Promove convênios com o Instituto de Botânica para cursos de Flora Apícola. Orienta a produção de mudas de espécies interessantes para a apicultura.


APIÁRIO ESCOLA:  O Apiário-Escola é o local onde são ministrados os Cursos de Iniciação em Apicultura e se situa atualmente em Santana do Parnaíba, localidade distante 35 quilômetros do centro de São Paulo. O terreno é propriedade particular de um tradicional apicultor Sr. Benedito Chaves. Estão instaladas ali colmeias da Apacame, além daquelas do próprio apicultor. As aulas teóricas também são ministradas naquele local, com muito boa aceitação pelos alunos participantes. No futuro o Apiário-Escola deverá estar acoplado ao Núcleo Rural, evidentemente em novo local.


PLANEJAMENTO:  Dependendo da matéria a ser estudada, são convocados pelo Sr. Presidente da APACAME os Diretores de Departamentos Internos ligados ao assunto, formando-se assim o Departamento de Planejamento que tem duração limitada. O Departamento funciona com regras próprias e regime de sigilo absoluto.


ESTATÍSTICA:  Não é nossa idéia sair a campo fazendo levantamentos estatísticos, mas tão somente, de inicio, coletar os dados disponíveis, agrupá-los, dar-lhes forma visual adequada a cada caso, gráficos etc., e oferecê-los aos nossos associados ou a quem mais deles necessitar. O Departamento ganhará importância à medida que a APACAME for crescendo os seus próprios números, do seu desenvolvimento, se tornarem necessários para os planejamentos anuais.


IMAGEM E SOM:  Cuida da apresentação de slides, filmes e fotografias, de apresentação de vídeos e cassetes. Promove concursos de fotografias. Monta e desmonta os aparelhos de projeção e de som usados nas reuniões mensais.


DEPARTAMENTO DE EVENTOS:  Departamento Interno da APACAME, prepara e organiza as viagens das caravanas formadas pelos associados para visitar instituições sediadas em outras cidades ou estados, a participação da associação nos congressos de apicultura, nacionais e internacionais. Contrata em nome da associação as empresas de turismo oficiais, passagens aéreas e terrestres quando necessárias, procurando obter os preços mais convenientes para os sócios que se inscrevem em congressos e outros eventos fora de São Paulo. Verifica hotéis e suas instalações para a hospedagem do grupo de sócios.


ABELHAS INDÍGENAS:  Promove cursos sobre Abelhas indígenas (meliponídeos) em convênio com o pessoal especializado na área.


ABELHAS EUROPÉIAS:  Nos primeiros anos a partir da sua fundação, o objetivo principal da APACAME foi promover a apicultura na base da abelha européia, especialmente a Apis mellifera carnica. O domínio quase absoluto da abelha africanizada levou-nos a reformular o objetivo que passou a ser a divulgação da apicultura, não importando qual fosse a espécie ou subespécie da abelha. O importante era crescer. Hoje a maioria dos associados lida com abelhas africanizadas, entretanto, a idéia de cultivar abelhas européias não foi descartada. O departamento cuida dessa opção.


DIVULGAÇÃO:  Mantém contato com emissoras de Rádio e de Televisão para a divulgação de notícias sobre apicultura. Mantém acompanhamento de notícias e artigos sobre apicultura e promove a sua divulgação aos membros da Diretoria.


MENSAGEM DOCE: Edita a revista “MENSAGEM DOCE” com periodicidade bimestral,  distribuídos gratuitamente aos associados da APACAME, às Universidades, aos Centros de Pesquisa, às Associações de apicultores de todo o Brasil, à EMATER, ao SEBRAE, entidades congêneres do exterior, transmitindo informações técnicas ou gerais, artigos de interesse dos associados, acontecimentos, Congressos, simpósios etc.etc.


D.I.C.A. - DEPARTAMENTO DE INTERCÂMBIO CULTURA DA APACAME:  Composto pelos elementos femininos da associação. Recebe a visita de classe de alunos de primeiro e segundo graus de Escolas Oficiais ou Particulares, na sala da APACAME, sito no andar térreo do Prédio Casa do Fazendeiro, andar térreo, e faz projeção de slides, acompanhada de palestra explicativa sobre a importância da abelha e a apicultura. Empresta materiais de apicultura para grupos de alunos por ocasião das Feiras de Ciências realizadas nas escolas. Visita escolas para apresentar palestras sobre apicultura.


BIBLIOTECA:  Mantém e procura ampliar a coleção de livros sobre apicultura, agricultura e meio ambiente. Coleciona artigos de jornais e revistas para consulta dos associados. Pesquisa novos livros.


CURSOS: Promove cursos de iniciação em apicultura e outros, com aulas teóricas e práticas, apostilas, projeção de slides sobre as matérias apresentadas em cada aula, orientação sobre a construção de colméias etc.


NÚCLEO RURAL: A APACAME vem ministrando seus cursos no Apário-Escola localizado no Município de Santana de Paranaíba - SP, entretanto, a idéia de implantar um NÚCLEO RURAL continua como um objetivo de extrema importância. Necessitamos de uma área de terreno dentro de um perímetro de 35 a 40 Km do centro de São Paulo para a implantação do Núcleo Rural que, em etapas sucessivas, deverá ter uma infra-estrutura que quando completa, contará com galpões com salas de aula, auditório secretaria, biblioteca, sala de exposição de materiais de apicultura, painéis, fotografias, gráficos informativos, marcenaria-escola, apiário-escola, herbário, produção de mudas para fornecimento aos apicultores, casa de caseiro, portaria, cercas e muros de arrimo, bosque, área de estacionamento, alojamento para estagiários, etc.. Apesar do momento econômico não permitir o investimento imediato nesta infra-estrutura, a definição da área de terra, no mínimo de 50.000 metros quadrados, deverá ser feita agora, para com base nela serem elaborados os diversos projetos para os setores que ali deverão ser implantados. Esses projetos servirão de metas para o desenvolvimento da APACAME nos próximos anos, dentro de um projeto maior denominado APACAME 2.020.


DEPARTAMENTO DE ATENDIMENTO A CONSULTAS - Atende a consultas, pedidos de informações recebidos pelo e-mail apacame@terra.com.br, pelo correio e por telefone, estuda e discute as respostas  e as envia por correspondência. As perguntas são distribuídas pelos diretores, conforme o assunto, forçando-se assim um grupo de participantes. Cópias das cartas são mantidas em arquivo próprio.


REUNIÕES PLENÁRIAS - Uma das principais atividades da APACAME é, sem dúvida a Reunião Geral, na primeira quarta-feira de cada mês, às 20:00 horas, no Salão Nobre do Parque da Água Branca, na Avenida Francisco Matarazzo, 455, em São Paulo. Há uma entrada com estacionamento para carros, devendo neste caso, o visitante entrar pela rua D. Ana Pimentel, travessa da Rua D. Germaine Burchard, situada ao lado direito de quem olha o parque de frente. A nossa reunião geral congrega cerca de 80 a 120 associados todos os meses. São proferidas palestras e conferências por técnicos e personalidades ilustres convidadas. São feitas projeções de filmes sobre apicultura, sobre o comportamento da abelha, sobre genética, bem como filmes sobre a proteção do meio ambiente. Estamos inscritos nas filmotecas da USP, Escola de Comunicações e Artes, no Instituto Hans Stadem, além das inscrições em outros consulados e do aluguel direto de filmes em outras instituições. Na nossa reunião geral é dada a oportunidade aos sócios e visitantes fazerem perguntas técnicas, apresentarem materiais por eles construídos ou idealizados, podem ser relatados acontecimentos ou fatos dos quais os associados participaram, sendo possível projetar diapositivos (slides), transparências por retroprojetor, filmes em 16 mm, Data Show e videocassete, inclusive com telão. Dispomos de aparelhamento de som, com microfones, amplificador e alto-falantes.  Essas reuniões mensais são também um excelente local de encontro dos apicultores para a troca de informações e conhecimentos. Um bom lugar para bate-papo, o que, em nossa opinião mantém vivo o espírito de associativismo. É afinal, um ponto de encontro ao qual comparecem amigos da nossa associação pertencentes a outras associações de apicultura localizadas não só no Estado de São Paulo, mas também em outros estados do Brasil. Não raro, recebemos a visita de apicultores do exterior.


DO CRESCIMENTO - Em decorrência da firme orientação imprimida pela Diretoria a APACAME tem crescido constantemente desde a sua formação. a idéia é crescer e servir. Mas sempre com os pés firmes no chão. A organização da sociedade em departamentos foi planejada para uma sociedade de grandes proporções. Devemos crescer devagar, mas com segurança. Já contamos com mais de 7.410 associados. Desejamos ampliar esse grupo, distribuindo tarefas, descobrindo novos talentos entre nossos associados. Vale salientar que todo o trabalho da Diretoria e dos participantes em geral não é remunerado, todos são voluntários, com exceção dos funcionários da sede que, entretanto, não têm acesso às decisões que governam a entidade.


A APACAME tem participado ativamente de Congressos, nacionais e internacionais, Encontros Estaduais, Simpósios, Seminários, Exposições, Cursos e Palestras em Universidades, Escola Agrícolas, Associações irmãs e inúmeras outras entidades.


O lema da APACAME é:


“ABELHAS A SERVIÇO DA AGRICULTURA”


 


 
 
Auto Ajuda | Política de privacidade | Política de Troca | Segurança | Mapa da Loja | Pagamento
Forma de Pagamento
Pagseguro UOL
 
Associação Paulista de Apicultores, Criadores de Abelhas Melificas Européias CNPJ 044.912.780-0002-0 Rua Dona Germaine Burchard, 208, Bairro da Água, São Paulo - SP, 05002-061 - Tel: 11 3862-2163 Fax: 11 3872-8132 / apacame@terra.com.br
Kreative
Criação de Sites & Loja Virtual